Qual a diferença do alinhamento de direção 3D para o comum?
Antes de citarmos as diferenças, você precisa entender como é realizado o procedimento do alinhamento como um todo.
Ambos são acompanhados por um mecânico, portanto se certifique de que a oficina está capacitada ou se possui especialização no ramo.
Não deixe de realizar o teste na rua antes e depois do alinhamento, se possível com o mecânico dentro do carro, assim você explica o problema de forma mais clara, não deixando passar nenhuma informação.
Se necessário, tire uma foto de antes ou depois, tendo tudo registrado para facilitar na hora de dar o feedback para oficina.
Dito isso, veja a seguir as diferenças do alinhamento de direção 3D para o manual.
Alinhamento manual óptico
No caso do alinhamento manual, também conhecido como óptico, o mecânico insere canhões com um feixe de luz, que refletem em um painel à frente do seu carro, assim ele verifica quais rodas estão foras do eixo.
Como se fosse um nível que utilizamos em obras para verificar se as paredes estão retas, só que com um feixe de luz.
Assim, o mecânico trabalha manualmente, acertando os lados, medindo quantas vezes necessários para encontrar a medida certa para angulação das suas rodas.
O método do alinhamento óptico gera resultados positivos, já o alinhamento automotivo 3D demonstra mais assertividade, garantindo que o veículo saia 100% alinhado.
Quer saber como é realizado o alinhamento 3D? Veja só!
Alinhamento de direção 3D
Com o alinhamento 3D o procedimento se inicia igual ao do alinhamento óptico, portanto carro é colocado em cima de uma plataforma.
Mas no caso do alinhamento 3D sun são utilizados sensores que analisam os 3 eixos X, Y e Z.
Esse sensor é responsável pela leitura do refletor, que fica instalado em cada roda e passa para o computador uma imagem 3D do seu carro junto das medidas, comparando-as com as originais de fábrica.
Após coletar as medidas, os valores são comparados em um programa que demonstra exatamente a diferença do carro desalinhado para medidas originais, neste caso são calculados ângulos e profundidade.
Se necessário, o mecânico responsável fará um alinhamento manual, após o principal, garantindo um ajuste mais fino e assertivo e que se veículo fique com as mesmas medidas de quando saiu de fábrica.
Concordamos que isso garante muita estabilidade para o seu veículo, evita maior desgastes em suas suspensões e gera mais economia para o seu bolso.